top of page

Príncipe Caspian - Resenha

  • Foto do escritor: Raposa
    Raposa
  • 23 de jul. de 2017
  • 2 min de leitura

De volta à Nárnia! "Príncipe Caspian", de C. S. Lewis, o 4° livro (na ordem cronológica) de "As Crônicas de Nárnia", é um verdadeiro mergulho no mundo da fantasia.​


A crônica conta a história de Caspian X, futuro rei de Nárnia, na época em que era apenas príncipe. Seus pais haviam morrido e seu tio Miraz, um tirano, era o rei, tudo ia bem até o dia em que nasce o primogênito deste, o problema é que Caspian tinha o total direito do trono, mas seu tio não deixaria isso acontecer, queria que seu filho fosse o sucessor de seu reino.

Caspian sempre havia sido apaixonado pelas antigas histórias de Nárnia, que muitos achavam ser mentira porque desde que os irmãos Lúcia, Edmundo, Pedro e Susana estiveram em Nárnia muito mudou, os telmarinos invadiram e assumiram o trono, de forma que proibiram tudo que fosse relacionado a "antiga Nárnia", inclusive os antigos moradores, os animais falantes.

As histórias eram contadas para Caspian por seu professor, Doutor Cornelius, um meio anão/ meio homem, o qual o ajudou a fugir do castelo quando o seu primo (filho de Miraz) nasce.

Caspian foge para a floresta, sem saber do que era real ou inventado das histórias contadas pelo Doutor, muito confuso, bate em um tronco e desmaia sendo resgatado por anões e um texugo falante, é quando percebe que as histórias eram mesmo reais.

Ao desenrolar da crônica ele mostra aos verdadeiros narnianos que não é um tirano como seu tio, é o verdadeiro sucessor do trono e como é uma pessoa boa. Logo, há um exército de animais falantes, anões, gigantes e centauros prontos para atacar o rei Miraz. ​


Tudo parece bem, a vitória parece fácil, mas grandes desventuras acontecem e, quando Caspian não vê mais solução, ele implora a ajuda de Aslam e dos antigos reis de Nárnia, aqueles dos quais ouviu tantas histórias, os irmãos Pevensie.

Lúcia, Edmundo, Pedro e Susana estão na estação de trem quando, subitamente, são "puxados" de volta à Nárnia; para eles, passou-se apenas 1 ano, mas para os narnianos, séculos.

E a grande confusão começa exatamente quando os irmãos pensam como e por que foram trazidos de volta pra lá.

Uma ótima leitura, com batalhas épicas e personagens incríveis como: Trumpkin; Ripchip; Caça-Trufas; Doutor Cornelius; além dos irmãos e do próprio príncipe Caspian.

Para quem está em dúvidas se continua ou não lendo a saga eu digo: vá correndo e largue a preguiça porque fica cada vez melhor. ;)

Se você dúvida de mim, veja o trailer do filme, lançado em 2008, e tire suas próprias conclusões (só não veja o filme antes de ler a crônica!!):


Comments


bottom of page