A Cadeira de Prata - Resenha
- Raposa
- 24 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

"A Cadeira de Prata", 6° livro cronologicamente da obra de C.S. Lewis, "As Crônicas de Nárnia", é uma completa reviravolta na história que conhecemos.
Tudo começa porque os irmãos Pevensie já estão grandes demais para poder voltar a Nárnia, por ordem de Aslam, então se imagina: "Ué! De quem vai ser essa história?"
É de Eustáquio! Sim, o primo dos irmãos que, na última crônica, era uma criança detestável e malvada, se redimiu e neste livro ele prova que a mudança foi realmente total.
Após 1 ano desde que estava em Nárnia, Eustáquio estuda em um colégio um pouco diferente, sem regras ou autoridade, onde as crianças tem liberdade para fazer o que querem, e não, isso não é bom. Há muitos alunos maus que fazem bullying e coisas terríveis com outros.
Em um dia, Eustáquio está a fugir de um de seus perseguidores quando encontra uma garota chamada Jill, também se escondendo, ela estava muito assustada e, para acalmá-la, ele começa a lhe contar sobre as maravilhas do mundo de Nárnia, sobre como lá tudo é melhor e também sobre um leão que ajuda a quem precisa, Aslam.
Nesse momento, com medo dos bullys da escola, as duas crianças começam a implorar para Aslam para tirar-lhes dali, para lhes levar à Nárnia e o desejo é atendido de prontidão.
Os dois são levados a um penhasco desconhecido e, sem querer, Eustáquio cai no abismo. Jill fica desesperada até que percebe que ele está "voando", como se tivesse sendo soprado, sopro que, ela nota, vem de um majestoso leão.
A menina fica assustada mas conversa com o leão e ele lhe dá ordens, coisas que tem que fazer para cumprir uma missão: Encontrar o príncipe Rilian, desaparecido e sucessor do trono. Aslam a leva para Nárnia onde ela encontra Eustáquio, faz novas amizades e sabe um pouco mais da história do tal príncipe.
Já haviam se passado 70 anos para os narnianos e Caspian X está muito envelhecido, sua maior tristeza era nunca ter encontrado seu filho.
O princípe Rilian viajou para fazer vingança do animal selvagem que havia matado sua mãe e nunca mais voltou, já desaparecido há mais de 10 anos.

As crianças então, cientes da missão, saem em busca do jovem com a ajuda de Brejeiro, um paulama engraçado que só vê o lado pessimista das coisas mas que auxilia, e muito, na jornada dos meninos. Juntos eles teriam que atravessar o Norte de Nárnia até chegar à ruína das terras dos gigantes e... e..... esqueci.... exatamente o que acontece com Jill, ela acaba se confundindo e esquecendo as ordens dadas por Aslam!!
Agora, os 3, perdidos, cansados, no alto do inverno narniano, se veem caminhando sem rumo.
A aventura é cheia de diálogos divertidos, problemas para se revolver, pessoas que não dizem ser o que são... Como acharão o príncipe???... Enfim, o buraco é mais embaixo.
Admito que, de todas as crônicas, esta e "O Cavalo e Seu Menino" foram as mais arrastadas pra mim, as que li mais devagar. Porém, ainda assim, os novos personagens são ótimos e o final é de se emocionar.
O filme desta crônica tem data de estreia prevista para 2018, então é bom ler agora porque quando lançar você já saberá tudo o que acontece!! Boa leitura. :)
Comments