Dentro da Cabana - Resenha: "A Cabana"
- Raposa
- 30 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

Um livro difícil de ler, me envolveu de uma forma que eu não sei explicar e me fez pensar em coisas sobre as quais nunca havia pensado. Reflexões que mudaram minha forma de ser. "A Cabana", de William P. Young, é um livro muito especial. Narrada por Willie, conta a história de seu amigo Mackenzie, sua luta e como conseguiu sair da Grande Tristeza que o rondava. Nan e Mack são pais de 5 filhos, extremamente religiosos, bons pais, bons amigos, boas pessoas. O pai ao viajar de férias, para um acampamento com as crianças, vê sua vida dar errado em sequência.
Dois de seus filhos, sem querer, caem de uma canoa na qual estavam e quase morrem afogados, Mack nada no lago e os salva. Só há um porém, neste momento, a filha mais nova dele, Missy, desaparece. O desespero é grande e o pai não sabe o que fazer, começa a procurar, chama a polícia e, após uma investigação, descobre-se que ela havia sido raptada por um psicopata, o qual já havia causado o desaparecimento de muitas meninas. A apuração os leva até uma cabana antiga, bem afastada da cidade, lá dentro é encontrado o belo vestido vermelho que Missy usava, todo rasgado, e também uma enorme mancha de sangue. Não há mais duvidas, a menina havia morrido, seu corpo nunca fora encontrado e, 3 anos e meio depois, Mack e Nan e toda a família se viam envoltos por uma Grande Tristeza. Um dia, sem esperar, Mack recebe uma carta dizendo para que ele voltasse à Cabana, o lugar que representa o ápice de sua dor, neste lugar alguém estaria o esperando. A carta assinava por Papai, o nome pelo qual sua esposa, Nan, chama Deus. Sem saber o que fazer, achando ser uma brincadeira de alguém ou mesmo do próprio assassino, Mack se vê em uma encruzilhada, não sabe como prosseguir. Por medo, não conta a ninguém e, no final de semana em que Nan vai viajar com as crianças para casa de sua irmã, ele não aguenta mais e vai à caminho da Cabana, sem saber o que esperar. Mack não tinha ideia do quando mudaria a sua vida aquele simples final de semana, como tiraria de seus ombros o peso que havia carregado até ali. Uma história emocionante que muito me fez pensar sobre a vida e sobre os ensinamentos deixados por Deus. Isso não significa que para ler você tem que ter uma religião específica, ele é "aberto".

Um livro que traz grandes reflexões, sobre confiar em Deus, saber perdoar, amar, sobre encarar aquilo que te machuca, sobre esteriótipos, relacionamento, destino. Mack encarna as maiores dúvidas do ser humano, sobre fé, em seu personagem. Indico a todos, não tenho palavras para descrever o quão bem este livro me fez, algo que tem que ser lido com calma para que todos os ensinamentos possam ser compreendidos. Admito que terei de ler de novo, e de novo e de novo, pois é muito para refletir e é preciso tempo para absorver.. Leitura magnífica.
Se ainda está com dúvida se vai gostar ou não, assista o trailer do filme "A Cabana", lançado em 2017:
Comentários