top of page

Simplesmente apaixonada - Resenha: "Simplesmente Acontece"

  • Foto do escritor: Raposa
    Raposa
  • 12 de jul. de 2018
  • 3 min de leitura


​​Se você está, assim como eu estava, precisando dar uma parada nos livros mais sérios e pesados, super indico essa leitura "amorzinho". Um romance que não te faz querer soltar o livro até que o termine. Eu queria o livro há alguns anos, não pelo filme que já era famoso, mas pela autora Cecelia Ahern, há algum tempo havia lido o -meu queridinho- "PS. Eu te amo", outra linda história de amor. Comecei a ler o então "Simplesmente Acontece" sabendo que, muito provavelmente, eu iria gostar da história.

O livro é contado por cartas, as primeiras são dos dois personagens principais aos 6/7 anos de idade, quando eles se tornam amigos. Rosie e Alex, pessoas que nasceram predestinadas a serem amigas, uma amizade que começa na infância e se estende pelo resto da vida. Faziam tudo juntos, riam, brincavam, levavam bronca, fugiam de casa, todas as primeiras experiências foram vividas juntas, inclusive o primeiro porre. Os dois apenas se separam, aos 17 anos, quando Alex e sua família se mudam para longe de Dublin, para Boston, um oceano separa os dois amigos, como viveriam sem a presença um do outro? Escrevem ainda com mais frequência.

No dia do baile do último ano, todos os planos estavam para se concretizar, Alex estudaria em Harvard e Rosie realizaria seu sonho, estudar hotelaria, ambos em Boston, juntos novamente. Mas, tudo muda de repente, Alex não consegue pegar o avião a caminho de baile, obrigando Rosie a ir com um colega idiota que ela odeia, e essa noite mudou totalmente a vida dos dois. Uma terceira pessoa entra em contexto, Katie, a filha que Rosie espera após a noite do baile. (***plot twist total)

Tudo vai por água abaixo, todos os planos e sonhos, de um dia pra noite Rosie se vê carregando o bebê que mudaria sua realidade, tiraria sua adolescência e a faria adiar todos seus sonhos, inclusive a faculdade em Boston, e, apesar da preocupação, Alex nada pode fazer. Então, o livro conta de toda a trajetória dos dois, os altos e baixos da amizade, os momentos bons e ruins, o crescimento de Katie, o amadurecimento de Rosie e as mudanças na vida de Alex. Como que agora, os tão bons amigos, poderiam viver longe um do outro, sem contar que ambos não conseguiam expressar, um para o outro, o quanto se amavam.

O livro muito me interessou, ele conta vários anos dos personagens principais e suas escolhas difícieis na vida, mais sob perspectiva, o ponto de vista de Rosie, a qual passa por muitas dificuldades para que pudesse realizar seus sonhos, envolvendo histórias de carreira, família, relacionamentos, amizades... A história, para mim, trata sobre os encontros e desencontros da vida, as diversas fases que uma pessoa pode passar, e quão grande é o poder de uma amizade, sem contar, o poder do destino.

Não há como contar muito da história, não sei até que ponto pode ser considerado spoiler, ainda não vi o filme (mas pretendo) espero que não tenham estragado essa linda história, a qual só me lembra aquela frase melosa -porém, verdadeira- que não me lembro corretamente, mas diz para deixarmos livre aquilo que amamos pois, se este algo realmente nos pertence, ele irá voltar para nós (por mais que demore). Apenas para reforçar, livro lindíssimo, história cheia de emoções, Cecelia Ahern não decepciona.

Caso esteja interessado na história, este é o trailer do filme, lançado em 2014. Rosie é vivida por Lily Collins (<3), e Alex por Sam Clafin (<3).


****************SPOILER: Não sei vocês, apesar de ter amado a história, achei a vida da Rosie muito triste e sofrida, morri de pena, também acho que eles poderiam ficar juntos antes dos 50, né? Tempo demais.

Comments


bottom of page