top of page

O lado cômico de Shakespeare - Resenha: "Sonho de uma Noite de Verão"

  • Foto do escritor: Raposa
    Raposa
  • 7 de ago. de 2018
  • 3 min de leitura


A, extremamente cômica, "Sonho de uma Noite de Verão" é uma curta peça do dramaturgo William Shakespeare. Ambientada nos bosques de Athenas, sua intenção é fazer o público rir com as aventuras românticas dos personagens principais, além de trazer mais "humanos" deuses e figuras mitológicas gregas.

A peça começa ao mostrar os personagens Teseu e Hipólita. Há um mito grego envolvendo os dois, Teseu teria sequestrado Hipólita para casar-se com ela, o primeiro Ato fala sobre os preparativos do casamento dos dois. Neste momento, chega o plebeu Egeu com sua filha, afirmando que ela não quer se submeter ao desejo do pai de se casar com Demétrio, homem apaixonado por ela. Hérmia, a filha de Egeu, afirma que por mais que Demétrio a ame, ela não poderia retribuir pois se encontrava enamorada por outro rapaz, Lisandro. A história envonve, também, com sua amiga Helena que viu seu coração despedaçado ao perder o amor de Demétrio para Hérmia.

A regra ateniense afirma, a filha que não se submeter aos desejos dos pais é executada, ou ela pode abraçar a castidade e se tornar mais uma virgem do templo de Artémis (deusa virgem da caça). Hérmia, teria pouco tempo para decidir. A única solução para que ela e Lisandro pudessem viver seu grande amor seria se fugissem da cidade.

Tudo estaria combinado, Hérmia e Lisandro se encontrariam, à noite no bosque perto de Athenas, para a grande fuga. Helena, amiga de Hérmia, escuta o plano e, sentiu que Demétrio desistiria da amiga se soubesse deste mas, ao contar para ele, seu amado decide ir ao bosque também. Ou seja, todos os quatro apaixonados se encontrariam no bosque, em uma noite de verão.

Um outro grupo da história, para a festa de casamento de Teseu e Hipólita, seis amigos encenariam uma peça de teatro, o mito de Píramo e Tisbe, mito que viera a inspirar Romeu e Julieta (de Shakeaspeare também), jovens apaixonados que viriam a consumar seu amor na morte. O porém é que os seis amigos são homens não muito ligados as artes cultas, eles falam muita baboseira, e acabam se tornando os trapalhões da peça. Eles transformam a peça trágica em cômica e vão, por acaso, ensaiá-la no bosque, onde estarão os enamorados.

Não muito longe dali, no bosque ateniense, se encontravam Oberon e Titânia, rei dos elfos e rainha das fadas. Eles discutiam acerca de um criado que ambos queriam para si, Titânia afirma que não trocaria o menino por nada deste mundo. Oberon, irritado, chama o Duende para enganar Titânia, o plano era que o Duende encontrasse a flor do Cupido, e com seu líquido nos olhos de Titânia ela acordaria e se apaixonaria pelo primeiro bicho asqueroso que aparecesse. E como os apaixonados são cegos de amor, desta forma, Titânia faria tudo que Oberon quisesse, sem pestanejar. Plano traçado, é hora do Duende.

O Duende consegue a flor mas, ao caminho para encontrar Titânia adormecida, ele se depara com o grupo de enamorados, ele se entristece pela situação de Helena mas confunde quem é o seu amor, enfeitiçando tanto Lisandro quanto Demétrio para se apaixonarem por ela, o jogo vira, Hérmia fica incrédula e Helena acredita que todos estão a zombar dela.

Não muito longe dali o plano original funciona, o Duende enfeitiça Titânia e ela se apaixona pela primeira coisa que ela vê ao acordar, por acaso, um dos trapalhões que estava a ensaiar a peça, com uma fantasia de asno. Mas, apesar do plano ter dado certo, a paixão de Titânia pelo falso-asno não agrada Oberon.

Do meio para o final da peça são contadas as peripécias do Duende para tentar consertar os enamorados e a rainha das fadas. Esta peça de Shakespeare é bem curtinha e engraçadinha, a edição que tenho da Martin Claret é muito bonita e tem ótimas notas de rodapé. "Sonho de uma Noite de Verão" é uma das minhas peças favoritas dele pois já tive o prazer de encená-la, no papel da apaixonada Helena. Além disso, a história pode ser lida em um dia e é muito divertida de se ler, recomendo a todos, principalmente aos mais jovens, aqueles que estão querendo começar a se aventurar por William Shakespeare.

Comments


bottom of page